Sobre o blog

O Ido é uma língua construída que nasceu na França no ano de 1907. Teve como criadores Louis de Beaufront e Otto Jespersen, esses senhores eram linguistas renomados e criaram uma comissão “internacional” para a escolha e adoção de uma língua auxiliar internacional única na Europa. A princípio, o Esperanto era a língua com maior chance de ser adotada pelo comitê.. No entanto, o Sr. de Beaufront achava que o Esperanto tinha algumas características que impediam que ela fosse utilizada como um língua franca internacional.

A partir de então, uma grande reforma aconteceu. Inicialmente, não se queria criar uma nova língua, mas reformar o Esperanto. As reformas propostas acabaram sendo rejeitadas pelos esperantistas, forçando Louis e Otto à criar uma novo idioma para que não perdesse o trabalho. Este idioma foi batizado de Ido por 2 razões:
→ Ido é o sufixo do Esperando, no qual significa “filho de algo” (por isso o Ido é um Esperantido, porque é “filho do Esperanto)
→ As letras “ I. D. O.” são também abreviatura de “Idiomo Di Omni” (Idioma de todos).

La Ido Linguo (Do Ido A língua Ido) espera que você goste de aprender. Fazemos este site para facilitar países lusófonos no acesso ao escasso material disponível em português.

Para começar esta aventura, comece se aprofundando em linguagem em geral.

BOM APRENDIZADO ;)

Os comentários estão encerrados.