Substantivo

Tente se lembrar daquela época em que você estudava no ensino fundamental. Claro, caso você seja uma criança, você ainda tá lá, né?
Foi lá que você aprendeu sobre gramática. E um dos conteúdos da gramática é o substantivo.
Lembrou então o que é substantivo? Vou te dar uma força: substantivo são as palavrinhas que nomeiam tudo que conhecemos, seja objeto concreto ou abstrato. Computador, lâmpada, maça, deus, teclado são substantivos, assim como uma infinidade de palavras.

No Ido não é diferente, mas tem uma pequena diferença: todo substantivo no Ido termina em “-0″. Exatamente, é só ver se a palavra termina com a letra “o” para você identificar que aquela palavra é substantivo. Não é demais? Olhe uns exemplos:
 amiko – animalo – aquo – dio

amigo – animal – água – dia

Tome cuidado apenas com palavras que não são do Ido, mas podem estar nos textos. Tais palavras são nomes próprios ou de lugares, geralmente em outra língua. Em outras palavras, apenas nomes de pessoas e lugares não terminam com ‘-o’ necessariamente.

Esta entrada foi publicada em Gramática. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>